Como é feito o papel

A matéria-prima básica para o processo de fabricação do papel é a madeira. Para fazer o papel branco não-revestido, utilizamos a fibra curta, no Brasil encontrada no eucalipto.

Após sete anos de cultivo, o eucalipto está pronto para ser colhido e utilizado no processo de fabricação do papel. Assim, novas mudas são plantadas e cultivadas, garantindo um ciclo de consumo fechado, renovável e responsável na utilização das florestas comerciais de eucalipto.

Para começar o processo, as toras de madeira devem ser reduzidas a cavacos, porém antes de serem picados, as toras passam por um grande cilindro descascador. Dentro do cilindro, as toras colidem uma com a outra e friccionam até remover a casca.
A casca cai através dos entalhes nas paredes do cilindro e é coletado e queimado como o combustível nas caldeiras.

As toras descascadas passam por um picados, que as reduz ao tamanho de 1 polegada.

A madeira é composta de fibras pequenas da celulose, que se colam por uma substância chamada lignina.

No processo de celulose, estas fibras são separadas cozinhando a madeira com produtos químicos para dissolver a lignina.

Para conseguir este feito, os cavacos são carregadas até os grandes digestores.

Os digestores são projetados no mesmo princípio que uma panela de pressão de cozinha. Os cavacos e os produtos químicos são cozinhados sob a pressão por 1.5 a 4 horas até que a mistura esteja reduzida a uma pasta de celulose com coloração escura. Essa celulose é lavada então para remover os produtos químicos e passa por um processo de branqueamento, que elimina todas suas impurezas, transformando-a em celulose branqueada.

De lá, a celulose segue para a máquina de papel, adicionado aditivos para dar ao papel as propriedades desejadas.

A água é adicionada então à celulose em uma relação de 200 porções da água a uma porção da fibra, e é pulverizada sobre uma tela formadora da folha. Assim a folha de papel já começa a tomar forma e gramatura, definidas através de ajustes de velocidade e concentração da massa de celulose branqueada feitos na máquina.

Com a máquina rodando em alta velocidade, o papel é pressionado entre telas e a água é absorvida com uma série dos cilindros chamados de secadores.

Após secar, o papel atravessa um processo de prensagem e alisamento que visam: retirar o excesso de umidade existente na folha, alisar sua superfície e controlar sua espessura.

O papel sai da Calandra e segue para a enroladeira, onde a folha é transformada em um grande rolo de papel para futura confecção de rolos menores nas rebobinadeiras, denominados bobinas, que seguem padrões de tamanho pré-determinados destinadas para clientes gráficos.

Para fazer o papel cortado, as bobinas continuam o processo passando pelas cortadeiras, adotando-se padrões de formato e gramatura.

Após o corte, as folhas são contadas e separadas de acordo com quantidade em que elas serão embaladas.

As empacotadeiras são responsáveis por embalar o papel cortado com 100 ou 500 folhas. Os pacotes de folhas embaladas passam a receber o nome de resmas e são encaminhadas ao processo seguinte, sendo agrupadas em caixas com 5, 10, 12 ou 50 unidades. Após o encaixotamento das resmas, as caixas são acomodadas em paletes e encaminhadas para a expedição.

Na expedição é realizado o embarque de paletes em caminhões responsáveis pelo transporte dos papéis aos distribuidores, que os encaminham aos pontos de venda: papelarias, livrarias, supermercados, lojas de informática etc.

extraído do site da INTERNATIONAL PAPER

151 Respostas to “Como é feito o papel”

  1. eduarda Says:

    que legal gostei

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. q legaL d++ gosteii

  4. eu gostaria de receber fotos ou filmes de o processo de fabricação de uma folha de papel duplex pois tenho enterece de reciclar e produzir

  5. é Num é la aquelas coisas mas serviu para um trabalho de quimica na escola apokspakspoaksk

  6. fala serio reu acredotar nisso kkkkkkkkkkkkkkkk

  7. mariane **gatinha gatinha** Says:

    nossa isso e super legal mesmo <<–
    <<===
    <<—-

  8. ola adorei continue com este site

  9. gente parem de desmatar as florestas vamos contribuir com a natureza que Deus nós deu

  10. Deus é maravilhoso fez tudo por nós morreu na cruz é nos salvou da morte será que voc~e seria capaz de morrer no lugar de alguém quem estiver lendo está mensagem entrege seu coração a Deus que Ele quer falar com você por isto vamos contrubir com varias as pequenas coisas fazem toda a diferença

  11. oaskpakspa Says:

    ronaldo

  12. travanca terra de todos os santos cornos por todo lado putas em todos os cantos

  13. acho que vcs deveriam por um video esplicando melhor e tambem contar a historia do papel

  14. ector bonilha Says:

    é bom mesmo pra limpar a bunda!

  15. caraca mané preguisa de le

  16. uau é tudo fixe

  17. wow e mesmo tudo verdade ninguem mente!!!!!!!!!!!!!

  18. wow e msm tudo fixe cool

  19. que interessante

  20. eu gostei

  21. não posso dizer só quero fazer a pergunta !!!! Says:

    Como se fas papél mole tipo : Papél toalha e etc ..

    • não posso dizer só quero fazer a pergunta !!!! Says:

      Eu precisso disso até Quinta-feira !!! POR FAVOR ME AJUDEEEEEE !
      PRECISSO MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!

  22. não posso dizer só quero fazer a pergunta !!!! Says:

    EU LI !!!! LEGAL !!!!

  23. o demonio e pra da a resposta nao pra da porcaria

  24. que lega

  25. 12345678900 Says:

    Se é para falar besteira, não comenta !!! Mas facil !

  26. nathaly Says:

    que legal

  27. vitoria helle Says:

    adorei ver imagens de como e feito o papel. achei super legal.

  28. ana beatriz Says:

    eu gortei muito acho q a professora vai gostar

  29. esse texto me fez tirar 10!

  30. carolinne Says:

    que legal, eu não sabia que a fabricação do papel era assim

  31. ei gente n liga para esse bando de pobres q n tem escola para serem estudados …quem fala issu e pobre n tem iescola para a fessora falar q a natureza e linda sem ela a gente n ia ter oxigenio …e ainda mais deus quem fes a natureza ela e um ser humano igual a gente ….EI VCS AI PARA COM ESSAS PALAVRAS BOBA EE O …12345678900,jfjnf,estefano,ector e mais alguns …se vcs n pararem por bem vao parar por mal ….SEUS IDIOTAS RETARDADOS DEBMENTAL SE VCS NAO GOSTARAM DISSO ENTAO FASEM MELHOR SE N GOSTARAM OS ENCOMODADOS SE RETIREM !!! IDIOTAS .PICICOPATOS

  32. as arvores são inporyante para o meioambente

  33. Nossa me ajudou mto pra prova de amanha hehehe

  34. e feito de q acho q errei na prova?

  35. bruno lima Says:

    muito legal

  36. ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!

  37. Sabe como é… Precisava de um resumo bem resumidinho para meu trablaho, mas gostei muito!

  38. escrevi errado… kkkkkk… TRABALHO ok? kkkk

  39. @semtwitter Says:

    gostei, interessante esse artigo… como a rebeca disse eu precisava de uma coisa resumida….mas serviuuu!

  40. ANA PAULA Says:

    GOSTEI MUITO, POIS ERA O QUE EU PRECISAVA PARA O TRBALHO ESCOLAR DA MINHA FILHA!!! PARABÉNS PELA MATÉRIA!!!

  41. Anônimo Says:

    Quem nao entende ciritca mesmo, estou no terceiro semestre de gestao ambiental e achei o texto ótimo, eh uma explicação básica que nos faz entender perfeitamente. Foi extamante o que meu prof me explicou!
    Obrigada

  42. Gostei ajudou muito..Legal ,aprovado

  43. é muita coisa

  44. eu so preciso de saber do que e feito
    opapel do jornal

  45. wagner vieira da silva junior Says:

    quero aprender muito mais e muito legau

  46. o meu trabalho esta exselente viu jente eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeebbbbbbaaaaaaa

  47. jeimersson Says:

    jeimersson diz:
    papel e feito de celulose chamado de madeira de calipto

  48. Anônimo Says:

    legal me ajudo bastante :)

  49. Ai que burro… dá zero pra esses comentários!!! kkkkkk

  50. achei legal…
    Mas tambem teria que colocar resumido…

  51. gabrillllllllllle Says:

    eu achei legal mais nao tirei dez tirei 5

  52. welington Says:

    nossa eu tambem gostaria de ter videos para reciclar

  53. T#@T#@!!! Says:

    parabéns pelo o trabalho de vocês…continuen assim e vocês irão longe!!!sabia que vocês podem mudar o mundo!!!

  54. T#@T#@!!! Says:

    PARABÉNS VOCÊS PODEM MUDAR O MUNDO…

  55. PRA ESCOLA FICO BOM O TRABALHO VAI NESSA SO!! AEUHUHEHEUHAEHUUHAE

  56. Anônimo Says:

    qui POORRRAAA SEUS FILHA DA PUUUTA !

  57. alexandre Says:

    gostei foi demais

  58. noosa q bosta esse caralho

  59. q porra seus filhos de uma puta me esculhambem por e-mail giovanna-popstar1@hotmail.com seus porra viados me liguem 26217297 caralho

  60. legal de mais…Parabens

  61. eu a dorei o kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  62. isso e muito legal aprendi muinta coisa

  63. AMEI GOSTEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BEIJOS GABI???

  64. Da hora muito legal eu tirei 10,00 bom minha media é 10,00 desculpa ai

  65. eu amo o Arthur
    ele é lindo pra caramba é um Deus vivo eu estudo da melhor escola particular o SESI e o Arthur tbm só não vou fala o n° pq se não né …
    vou mostrat ums n° de alguns Sesi
    166 222 221 098 094 e etc e alguns desses

  66. adorei porque aprendi muito com isto.

  67. mt boom, é isso q eu tava precisando para a minha apresentaçao de geogrfia .. (:

  68. lari! : ) :( Says:

    nossa!?

  69. Fala serio ne com certeza não e feito dese jeito

  70. Agora eu sei como se faz o papel legauuuuuuuuuu

  71. isso é verdade kakakakakaakkakaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaakkkakakakaakakakaakakaa

  72. valeu pelo trabalho

  73. mais ou menos mas e bom ja ajuda muito

  74. DASASAASAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA E BURRO TUDU Q VER LER

  75. DESCULPE
    THAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASSUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  76. gostei muito enclusive a escola nova geraçao em araripina-pe estamos com um projeto para reutilizar papel e vai ser muito legal ………….

  77. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  78. masssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssa velhoooooooooooooooooooo

  79. Metira tudo é puta

  80. Adorei Muito Issso

  81. maria fernanda Says:

    adorei esse site tirei 100 na prova sobre a árvore sobre como é feito o papel!!!!!!

  82. caio leandro gomes Says:

    gostei muito

    kkkkk!!!! (:

  83. Anônimo Says:

    que legal

  84. LUCAS MATHEUS ... Says:

    escapel de levar zero ,

  85. eu amei esse texto ele e muito legal minha professora vai adora esse texto

  86. isso ai e um saco e muito chato e e tudo mentiraaaa

  87. legal kkkkkkkkkkkkkkkkk

  88. nossa e muita coisa pra isso

  89. eu nunca faria isso nem por mil reais

  90. eu acho que tinha que ser mais resumido

  91. OBRIGADA LLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLL

  92. uau e muito altamente xd

  93. ke lol

  94. Natalia Martins Says:

    Adorei vai servir para eu ganhar uma boa nota para a minha irmãzinha para a escola!!!!!!kkkkkkkkk

  95. lega é mateus to contando com vc kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuné mateus

  96. chato……………………………………………..

  97. ninguem Says:

    eu quero um resumo para mim não presta

  98. bom depos de ter q copiar tudo isso

  99. eu adoreeiiiii

  100. sou gostosa quem quer fazer sexo???

  101. ese papal sao orives
    ta muito fei
    ta

  102. Anônimo Says:

    daora nao

  103. Anônimo Says:

    daora casca dura vira macio emprecionante

  104. como isso acontece

  105. eu achei legal o unico poblema é que eles cortam as arvores

  106. nossa caras vcs me ajudaram com uma pesquisa de ciências muito obd viu

  107. Millena boeira Says:

    Bom, achei muito bom e queria tambem agradecer a pessoa q fez isso pois sem ela eu n teria terminado meu trabalho e PARABENS!!! Por escrever tao bem e tao explicado mais uma vez obrigado! Assinado :Millena Boeira

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 27 outros seguidores

